Commodities agrícolas fecham mistas nesta tarde em CBOT, com os futuros de soja e milho em alta. O trigo liderou a queda com o mercado observando e precificando a chegada de novos navios aos portos ucranianos e as promessas dos americanos de comprar suprimentos da Ucrânia.
Os players estavam de olho na ata do FED de hoje à tarde, para entender para que lado a economia está indo lá nos EUA. As opiniões dos players estavam totalmente divididas entre uma taxa mais branda de 0,50%, ou um aumento de 0,75%, mas as autoridades do FED disseram em ata que o ritmo das taxas de juros dependerá dos dados econômicos das próximas semanas.
O prognóstico climático para os EUA se mantém como o principal fundamento para as commodities agrícolas. Os modelos GFS e Europeu concordam em clima seco para o Kansas, Nebraska, Dakota do Sul, oeste da Dakota do Norte, oeste de Iowa, Missouri, centro e sul de Illinois e grande parte de Indiana. O GFS também indica clima seco para o noroeste de Oklahoma e Michigan. Além das concordâncias citadas, o Europeu também indica clima seco para grande parte de Oklahoma, norte de Arkansas, Tennesse, Kentucky, toda Indiana, norte de Michigan e grande parte de Wisconsin.
O petróleo subiu ligeiramente depois de atingir a mínima de seis meses nesta quarta-feira, com os mercados pesando uma queda mais acentuada do que o esperado nos estoques de petróleo dos Estados Unidos contra o aumento da produção e das exportações da Rússia. Os estoques de petróleo dos EUA caíram 7,1 milhões de barris, para 425 milhões de barris, segundo dados da Energy Information Administration (EIA), em comparação com as expectativas de analistas da Reuters de uma queda de 275 mil barris.
A falta de chuvas desde o inverno lá na Europa secou algumas das regiões agrícolas importantes do continente, impedindo que a queda sazonal dos preços dos alimentos no verão fosse mais pronunciada.
Segundo dados da Comissão Europeia, exportações de Trigo Mole da UE, desde o início da temporada até dia 14/08, totalizaram 3,58 mi tons, 14% superior ao mesmo período anterior, quando totalizaram 3,14 mi tons.
Conforme dados do Centro de Coordenação Conjunta, que supervisiona o corredor de exportação dos grãos ucranianos, no período de 01 a 15/08, vinte e uma embarcações autorizadas saíram dos 3 portos ucranianos autorizados transportando no total 563 mil tons de grãos.