Mercados agrícolas em fortíssima baixa hoje! Neste momento, além das divergências entre os modelos de previsão climática para os EUA, as notícias de que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, havia manifestado intenções de visitar Taiwan, como parte da turnê da comitiva americana na Asia, pressionaram os mercados.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que a visita seria “uma interferência grosseira nos assuntos internos da China” e alertou que isso levaria a “desenvolvimentos e consequências muito graves”, completando que os militares chineses “nunca ficarão de braços cruzados”.
O modelo Europeu e o modelo GFS de previsão climática, apresentaram discordâncias significativas em suas previsões para os próximos 10 dias.
O dólar estava leve queda frente ao real no começo desta segunda-feira (01), mas se recupera depois de chegar a ir abaixo de R$ 5,13 com as perspectivas para os juros tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil, às vésperas da reunião de política monetária do Banco Central, dominando o foco de investidores, que seguiam de olho em temores internacionais de recessão.
O mercado elevou a perspectiva para a inflação em 2023 pela 17ª semana seguida e passou a ver uma política monetária mais apertada no ano que vem. O IPCA em 2023 aumentou em 0,03 ponto percentual, a 5,33%, diante desse cenário de inflação pressionada e acima do teto da meta, a estimativa para a Selic ao final de 2023 subiu a 11,00%, de 10,75% antes. O levantamento semanal, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 melhorou em 0,04 ponto percentual, a 1,97%. Mas, para 2023, houve redução de 0,09 ponto, a 0,40%.
A Indonésia ajustou uma decisão para manter o preço do óleo de cozinha doméstico acessível à sua população. Agora, permitirá que os exportadores vendam 9x o valor das vendas domésticas no mercado de exportação.