Commodities agrícolas fecham em forte alta nesta tarde.
O clima norte-americano continua sendo o principal fundamento do mercado. A seca estabelecida na região central dos EUA está levando a uma possível perda do potencial produtivo. As previsões indicam calor excessivo nesta semana, e com poucas chuvas no leste do cinturão-do-milho e no sudeste.
Representantes da Turquia disseram que a abertura do corredor de exportação de grãos ucranianos é altamente provável de acontecer ainda nesta semana.
Apesar dos bloqueios contra o Covid-19 na China, que podem limitar a demanda pelo petróleo, os preços da commodity continuaram subindo ao longo desta segunda-feira.
O USDA divulgou hoje (18), os dados das inspeções de exportações semanais. Soja e Milho vieram dentro das estimativas de mercado, com apenas Trigo abaixo das estimativas, os números seguem: • 362,6 mil tons de Soja, estimativas de 100 a 575 mil tons; • 1,073 mi tons de Milho, estimado de 0,7 a 1,15 mi tons; • 185,9 mil tons de Trigo, estimado de 250 a 525 mil tons.
A colheita do milho safrinha no Mato Grosso atingiu 85,29% da área total plantada, segundo dados do Imea-MT divulgados dia 15, um avanço de 10,88% em relação à semana passada. O avanço da colheita está bem acima da média de 5 anos, que é de 68,28%.
De acordo com carta oficial da Gazprom, enviada aos seus clientes e datada 14/07, a empresa alega não ter conseguido garantir o fornecimento de gás por causa de “força maior” desde 14/06. Alguns de seus clientes europeus já rejeitaram formalmente, colocando a alegação como injustificada. Especulações correm no mercado que este é o primeiro indício de que o fornecimento não retornará na quinta (21), após a interrupção para manutenção, que iniciou dia 11.