Commodities agrícolas mistas nesta manhã, com Soja e Trigo em alta e Milho em baixa.
Os prognósticos climáticos seguem como o principal fundamento para o mercado agrícola. O modelo europeu e americano indica aumento das temperaturas a partir da próxima quarta-feira (06/07), entretanto, mantêm-se as indicações de chuvas leves para os EUA, com acumulados inferiores a 50 mm, dentro de 10 dias, para maior parte das regiões produtores.
As exportações dos EUA subiram para US$176,6 bi em maio, enquanto as importações pouco mudaram ficando em US$280,9 bi, o que representa o menor déficit comercial do ano.
O PIB trimestral dos EUA, divulgado hoje, veio de -1,6%, ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado de -1,5%, que seria um dado inalterado em relação ao último. O Índice de preços do PIB trimestral dos EUA veio 8,3%, o mercado esperava um valor inalterado em relação ao último, que foi de 8,1%.
De acordo com o divulgado pela FGV, o IGP-M acelerou 0,59% em junho, contra a variação de 0,52% de maio. Com isso, o índice acumula alta de 8,16% no ano e 10,70% em 12 meses. O IPA caiu para 0,30% neste mês, contra 0,45% indicados anteriormente. O IPC avançou para 0,71%, contra 0,35% registrados anteriormente.
A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, disse ontem no fórum anual do BC Europeu que “o fato de os preços salientes da gasolina e dos alimentos permanecerem elevados sugere que há algum risco de que as expectativas de inflação de longo prazo das famílias e empresas continuem a subir”.
A SovEcon reduziu, novamente, a estimativa para a safra de trigo ucraniano, e aumentou a estimativa para o milho.
O governo da Rússia anunciou que irá modificar sua formula para cálculo dos impostos de exportação sobre grãos e óleo de Girassol.