Mercado agrícola em alta em CBOT, com as cotações da Soja liderando a alta.
A reunião que ocorreu hoje na Turquia, não contou com a presença de representantes ucranianos. Os russos e turcos não chegaram a um consenso em relação a criação de um corredor marítimo de exportação.
O mercado segue atento as condições climáticas para o território americano, com as previsões para a segunda quinzena de Junho indicando clima seco e com temperaturas levemente acima da média histórica. As previsões para os próximos 10 dias, que abrangem até o dia 18, indicam chuvas leves para todo o Corn Belt e partes das planícies norte e centrais, com acumulados moderados no sudeste e no delta.
O IGP-DI variou 0,69% em maio, divulgou hoje a Fundação Getúlio Vargas. Este valor ficou acima da variação de abril, que era de 0,41%. O índice já acumula alta de 7,17% no ano e 10,56% nos últimos 12 meses. Já o IPC variou 0,50% em maio, contra 1,08% em abril. O IPA variou 0,55% em maio, contra 0,19% de abril.
O ministro de Energia dos Emirados Árabes, Suhail al-Mazrouei, disse hoje que os esforços da OPEP+ para aumentar a produção não são encorajadores. O grupo dos países da OPEP+ está atualmente 2,6 mi bpd abaixo da meta de produção.
Na reunião realizada entre os ministros das Relações Exteriores da Turquia e da Rússia, ambos concordaram que a criação de um corredor de exportação no Mar Negro é extremamente importante, porém, o ministro turco disse que, para garantir a segurança dos navios, é preciso mais discussões entre Rússia e Ucrânia. O ministro russo enfatizou a questão de que o país está pronto para cooperar com a Turquia, para ajudar na segurança dos navios que saem dos portos ucranianos, porém, somente após a Ucrânia desminar os portos.
A Conab divulgou hoje o 9° Levantamento da Safra 21/22. Em relação a Soja a produção veio com 124,268 mi tons, 438 mil tons acima do levantamento de maio. A produtividade da oleaginosa veio 3.032 Kg/ha, levemente acima do anterior. Já para o Milho o órgão trouxe produção de 115,223 mi tons, 635 mil tons acima do último levantamento, e produtividade de 5.319 Kg/ha, levemente abaixo da anterior, que era de 5.330 Kg/ha.
De acordo com a primeira estimativa da safra de inverno do RS, divulgado pela Emater-RS, o estado poderá ter uma das maiores safras de trigo da história, atingindo 3,99 mi tons.