Mercados agrícolas fecham mistos, concretizando o movimento observado ao longo do pregão, com Soja, Farelo e Óleo em alta, enquanto Milho se mantêm em baixa e o Trigo em forte baixa.
A falta de novas notícias fundamentais fez com que as commodities mantivessem suas tendências. Trigo completou o ajuste das suas correções, retornando, com a baixa de hoje, abaixo do ajuste da última sexta-feira (13), depois de fazer altas de US$12,84
O Óleo de Soja manteve sua alta, juntamente com os outros óleos vegetais, devido ao levantamento da proibição de exportação de óleo de palma indonésio, que veio com restrições para garantir o abastecimento interno.
Os principais fundamentos continuam sendo as previsões climáticas americanas, seguidas pelas previsões de outras regiões do mundo, como França, Índia e China. Os players começam a deixar em terceiro plano as informações relacionadas a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O Dólar índex trabalhou em alta boa parte do dia, chegando a trabalhar em baixa em alguns momentos, entretanto, foi sustentado hoje pela promessa dos líderes do G7 de monitorar de perto os mercados, bem como a reafirmação de um acordo afirmado em relação ao câmbio. Segundo o acordo os mercados devem determinar as taxas de câmbio, enquanto o grupo deve coordenar de perto os movimentos cambiais, para evitar movimentos excessivos e desordenados nas taxas de câmbio.
Os preços do petróleo se mantiveram inalterados ao longo desta sexta, enquanto investidores equilibravam as preocupações em relação à demanda global da commodity com as esperanças de um possível fim do lockdown na China.
Os futuros do óleo de palma subiram cerca de 4% hoje, à medida que a Indonésia estabelece as condições para a retomada das exportações do produto, que acontecerá na segunda (23), conforme anunciado pelo presidente indonésio na quarta-feira.
O Ministério da Agricultura do Brasil disse em nota que as exportações do agronegócio brasileiro geraram um recorde de US$14,86 bilhões no mês de abril, que foi impulsionado, principalmente, pelos preços altos da soja, café, frango e carne bovina.
De acordo com o Ministério da Agricultura da Índia, a produção de trigo 21/22 do país deve atingir 106,41 mi tons.
A estimativa média da produtividade do trigo americano teve uma leve queda, estimado em 48,70 bu/acre, segundo dados divulgados pela consultoria Planalytics.
O plantio em Saskatchewan, no Canadá, está atrasado devido à grande quantidade de chuva nos últimos dias.
De acordo com fontes do Ministério da Agricultura da Argentina, o país poderá aumentar seu limite de exportações de milho 21/22 para 35 mi tons.
O Egito não permitiu que um navio carregando trigo ucraniano sem os devidos documentos desembarcasse em seus portos.