Mercados agrícolas mistos em CBOT, com a volatilidade muito aguçada nesta manhã. Continua em foco as complicações no Leste Europeu e o surto de Covid que não mostra perspectivas de um fim na China.
Os brokers acompanham de perto as condições do tempo norte-americano que tem dado suporte aos preços em CBOT.
Os preços do petróleo bruto continuam a subir em antecipação a um embargo da UE ao petróleo russo, que provavelmente será anunciado na próxima semana.
Uma melhora do apetite ao risco no ambiente externo, com diminuição dos ganhos da moeda norte-americana e alta firme das bolsas em Nova York, tirou pressão do dólar no mercado doméstico de câmbio.
O IBGE divulgou mais cedo os números do desemprego no 1º trimestre. A taxa ficou em 11,1%, abaixo do esperado pelo mercado de 11,4%, com o desemprego ainda atingindo 11,9 milhões de pessoas.
A inflação europeia atingiu um novo recorde este mês, em linha com o esperado, em uma leitura desconfortável para os formuladores de políticas do Banco Central Europeu, já preocupados com a possibilidade de o rápido crescimento dos preços se consolidar, criando uma espiral de preços e salários difícil de interromper.
A Comissão Europeia cortou sua previsão para a colheita de trigo da União Europeia em 2022/23 nesta sexta-feira, mas manteve sua projeção de exportações recordes da UE, já que a guerra vem interrompendo o fornecimento da Ucrânia.
A Rússia se prepara para a cúpula do G20 deste ano na Indonésia, mas ainda não decidiu se o presidente Vladimir Putin comparecerá pessoalmente ou virtualmente, disse nesta sexta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.