Commodities agrícolas fecham em baixa, após certa volatilidade no começo da tarde. A guerra russa contra a Ucrânia continua como o principal foco do mercado, autoridades militares dos EUA afirmam que a guerra deve se estender no mínimo até o final do ano.
Players aguardam atualizações sobre a crescente seca nas planícies dos Estados Unidos. Os prognósticos climáticos não indicam chuvas significativas para as regiões nos próximos dias. O mapa que indica as condições de seca (Drought Monitor) é atualizado toda terça-feira e divulgado toda quinta-feira pelo NOAA.
O EIA divulgou hoje os estoques de energia dos Estados Unidos, com dados referentes até o dia 01 de Abril.
Conforme as sanções contra a Rússia vão aumentando, diversos países estão cautelosos ao fazer novos negócios, entre eles a China.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse hoje em uma audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que o presidente Biden quer a remoção da Rússia do G20.
Conforme dados da EU, a exportação de Trigo mole, desde o início da temporada em julho/21 até 03/04, já totalizaram 20,1 mi tons.
Apesar da guerra, o Egito aumentou suas importações do trigo russo em março.
O diretor executivo da Associação Nacional de Girassol dos EUA, John Sandbakken, informou que a alta dos preços do óleo de girassol já beneficiou os produtores americanos e deve estimular um aumento da área de plantio acima do estimado pelo USDA.
O presidente do México, Andrés Obrador, pediu hoje ao secretário da Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, que trabalhe junto com o México para conter o impacto do aumento mundial dos preços de alimentos.
Em Webinar, um consultor da UkrAgroConsult afirmou que a produção de grãos e oleaginosas da Ucrânia deve cair drasticamente este ano.
A Rússia, grande produtora de fertilizantes, pretende continuar limitando as exportações do produto ao longo do próximo plantio de grãos de inverno e plantio de primavera de 2023.